Saiba Quais os Filmes Mais Censurados de Todos os Tempos

A classificação de idade para os filmes que chegam hoje ao cinema passa por um grupo de pessoas bem mais aberto a ideias que, em algum momento na história, podem soar controversas, particularmente naquilo que envolve religião, sexo e preconceito. Sim, porque se hoje diretores como Lars Von Trier causam mal-estar em alguns espectadores com um filme do tipo Anticristo, vários outros cineastas já deixaram os censores de cabelo em pé com o filmes que estão listados no link abaixo. Confira:

Laranja-Mecânica

1. Laranja Mecânica tem uma longa história de censura em alguns países: Irlanda, Malásia, Cingapura e Coreia do Sul entre eles. Mas a mais curiosa é mesmo a proibição de exibição do filme na Inglaterra, quando ele foi lançado. Quem baniu o filme foi o próprio diretor Stanley Kubrick quem pediu para o filme ser retirado dos cinemas, porque sua família vinha sendo ameaçada de morte.

O-Último-Tango-em-Paris

2. O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci, causou controvérsia por causa da tal cena da manteiga, em que Marlon Brando usava essa pasta como lubrificante na relação sexual com Maria Schneider. Por isso, ele foi censurado na Itália, Espanha, Portugal, Nova Zelândia, Cingapura e Coreia do Sul.

O-nascimento-de-uma-nação

3. Possivelmente um dos filmes mais controversos de toda a filmografia americana, O Nascimento de uma Nação foi banido em várias cidades dos Estados Unidos, pelas cenas com o Ku Klux Klan e várias outras imagens racistas.

thetindrum

4. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e da Palma de Ouro em Cannes, The Tin Drum foi censurado em vários países, inclusive o mais liberal Canadá, por mostrar menores de idade em cenas de sexo oral.

O-Proscrito

5. Projeto megalomaníaco do empresário e aviador Howard Hughes, O Proscrito passou alguns anos preso nas prateleiras de Hollywood porque a censura achava excessivos os fartos seios de Jane Russell em cena.

Holocausto-Canibal

6. Eis possivelmente o filme mais censurado de todos os tempos: Holocausto Canibal , de 1980, do diretor italiano Ruggero Deodato, usa e abusa de canibalismo, escatologia, matança de animais e, por isso, foi banido por muito tempo em países como a Itália, Nova Zelândia, Austrália, Malásia, Burma, Noruega, África do Sul, Finlândia, Turquia, Cingapura, Alemanha, Irã e Marrocos.

I-Am-Curious-Yellow

7. I Am Curious (Yellow) , filme sueco, causou burburinho nos EUA, onde foi considerado pornográfico em alguns locais. A obra inclui várias cenas de nudez e encenação sexual e uma cena em que a moça beija seu amante no pênis.

A-última-tentação-de-cristo

8. Além de ter sido censurado em vários países, A Última Tentação de Cristo , de Martin Scorsese, chegou a ser banido pela rede de locadoras Blockbuster. O filme traz Cristo como uma figura mais humana e menos divina, mostrando o relacionamento amoroso que ele teria tido com Maria Madalena.

titicut

9. Um dos documentários mais chocantes da história do cinema, Titicut Follies foi banido em vários lugares dos Estados Unidos por mostrar a crueldade como pacientes com problemas mentais eram tratados por um instituto de saúde.

South-Park

10. Não é preciso dizer que aquela imagem de Saddam Hussein e seu amante, o Diabo, não agradou nada vários países do Oriente Médio. South Park, o filme, foi banido em países como Irã, Iraque, Kuwait e em países do sudeste asiático como Malásia, Cingapura, Sri Lanka e Burma.

Je-vous-salue-Marie

11. Ao colocar a Virgem Maria como uma funcionária de um posto de gasolina em tempos modernos de provocações políticas e sexuais, Jean-Luc Godard sabia que não ia ser fácil para Je vous salue, Marie. E não foi: o filme foi censurado em praticamente toda a América Latina que, nos anos 80, ainda vivia boa parte sob o domínio da ditadura.

sem-novidades-no-front

12. Sem Novidade no Front venceu o Oscar de Melhor Filme em 1930, mas foi banido na Alemanha e, depois, na Itália, pela sua propaganda anti-guerra. Sim, anti-guerra. A lembrar que tanto a Alemanha quanto a Itália logo se uniriam para formar o grupo do Eixo na 2ª Guerra Mundial.

Bruno

13. Sacha Baron Cohen. Depois de ‘Borat’, é a vez do comediante inglês ser censurado com o seu repórter gay Bruno em países como Malásia, Trinidad e Tobago,
Ucrânia e Emirados Árabes.

borat

14. Ele novamente, em seu primeiro filme polêmico, cheio de graça, Sacha Baron Cohen e seu Borat pouco disposto a aliviar com os americanos, com os judeus, com o Cazaquistão e com todo o mal-estar pós 11 de Setembro, terminou tendo seu filme censurado em Burma, China, Irã, Malásia, Rússia, Cingapura, Emirados Árabes e, claro, Cazaquistão.

Fonte: Terra

About

One thought on “Saiba Quais os Filmes Mais Censurados de Todos os Tempos

  1. Legal!

    Alguns ainda não vi, mas tenho um aqui que é proibidíssimo:
    Guinea Pig.

    Tratava-se de uma série japonesa sobre tortura, feita por estudantes da faculdade de cinema de lá. O negócio ficou tão real, e os japoneses tiveram cada idéia absurda de formas de tortura, que (dizem) é proibido em quase todos os países que se importam em proibir alguma coisa.

    Foi difícil conseguir, mas tenho ele aqui e não tive estômago pra ver ainda. hehehe

    Té.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *