Rádio Americana Diz Ter Descoberto Fórmula Secreta da Coca-Cola

Segundo produtores do programa ‘This American Life’, um antigo livro de boticário contém a receita guardada em segredo há 125 anos. A Coca-Cola nega.

coca 1

Produtores de um programa de rádio americano afirmam ter descoberto a fórmula secreta da Coca-Cola, mantida em sigilo há 125 anos. A equipe do This American Life conta ter encontrado a receita por acaso nas páginas do Atlanta Journal-Constitution, jornal da cidade natal do refrigerante. Publicada em dia 18 de fevereiro de 1979, uma reportagem do jornal sobre a história da Coca-Cola contém uma fotografia do que seria a receita original do inventor da bebida, John Pemberton, anotada em um livro de boticário que foi passado de geração em geração.

De posse da receita, os produtores pediram a dois fabricantes de refrigerante dos Estados Unidos que produzissem amostras a partir de suas instruções. Um grupo de especialistas e amantes da bebida foi então reunido para uma sessão de degustação, e, segundo o site da rádio, a maioria não encontrou diferenças.

O livro com a receita foi encontrado com uma viúva na cidade Griffin, no estado da Geórgia. Ela afirma que o marido foi companheiro de pesca de um editor do Atlanta Journal-Constitution. O caderno mostrado na reportagem foi trancado em um cofre.

“Não é essa” – A Coca-Cola, claro, nega tudo. Em entrevista à rede de notícias americana ABC, Kerry Tressler, porta-voz da empresa, afirmou que “muitos já tentaram desvendar a fórmula secreta”. E fez um desafio: “Podem tentar à vontade, só existe uma receita de verdade, que não é essa”. De fato, não é a primeira vez que alguém alega ter descoberto a fórmula do refrigerante mais famoso do mundo. O livro Por Deus, Pela Pátria e pela Coca-Cola (Ediouro, 1993) que conta a história da Coca-Cola, também revela uma versão da receita, que teria vindo do caderno de anotações de Pemberton. A fórmula publicada no livro é diferente da descoberta pelos produtores do programa de rádio.

coca cola

Ingrediente secreto – Embora muitas empresas, como a Pepsi, tenham deduzido a maioria dos ingredientes, nenhuma conseguiu descobrir como reproduzir o aromatizante “7X”, que dá sabor a Coca-Cola. “Apenas duas pessoas sabem a fórmula original, e elas nunca viajam no mesmo avião, caso aconteça um acidente”, afirmou ao programa de rádio o historiador Mark Pendergrast, autor de Por Deus, Pela Pátria e pela Coca-Cola.

Confira a fórmula publicada no site do programa de rádio americano:

Xarope

Extrato de fluido de coca: 11 mL
Ácido Cítrico: 240 mL
Cafeína: 80 mL
Açúcar: 30 (unidade de medida ilegível)
Água: 9,5 L
Suco de limão: 1 L
Baunilha: 80 mL
Caramelo: 120 mL ou mais para dar coloração

7X, o aromatizante secreto (160 mL para cada 19 L de xarope)

Álcool: 640 mL
Óleo de laranja: 20 gotas
Óleo de limão: 30 gotas
Óleo de noz-moscada: 10 gotas
Óleo de coentro: 5 gotas
Óleo de Neroli (feito a partir de flores de laranja): 10 gotas
Óleo de canela: 10 gotas

Fonte: Abril.com

About

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *