Por que usamos a aliança de ouro no quarto dedo da mão esquerda?

Ao pedir alguém em namoro, é muito comum o casal simbolizar a união através de uma aliança, algumas podem até utilizar outros acessórios, como colares, pulseiras e etc, mas as alianças são algo que sempre se sobressaem. Mas você já se perguntou o porquê de usá-la no quarto dedo? E por que a aliança de casamento se usa na mão esquerda? E por que um anel?

Para começar, um anel simboliza o infinito, parece meio clichê, mas a verdade é que um anel não possui começo e nem fim e quem começou a utiliza-lo com uma prova de amor foram os egípcios, por volta de 2.800 a.C., eles acreditavam que existia um significado sobrenatural que unia o casal com o amor eterno, isso acabou se popularizando e hoje os anéis e aliança de ouro – principalmente as de ouro por serem feitas de um metal nobre – ganharam espaço mundo afora.

Mas por que no quarto dedo?

Agora o crédito vai para os chineses. Eles explicam que ao unir como na foto abaixo, com o dedo médio dobrado, você consegue separar todos os dedos, com exceção do anelar. Segundo eles, os polegares representam os pais, os indicadores, irmãos e filhos e o anelar, o cônjuge, indicando aqueles de quem nos separamos durante a vida e aquele/aquela que ficará ao seu lado para sempre.

E por que mão esquerda?

Ainda existe a lenda da “vena amoris” a veia do amor, pois acreditava-se que havia uma veia que conectava o dedo anelar da mão esquerda diretamente ao coração, claro, antes de se estudar o sistema circulatório.

Junto todas essas teorias, temos o costume de hoje de utilizar a aliança de casamento no dedo anelar da mão esquerda.

About

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *