Os 15 Vilões Mais Famosos dos Games

Mario

Por incrível que pareça, o herói gordinho e bigodudo que arrasta o mundo para a frente da televisão já fez cara de mau em DK Junior. Nessa época, o garoto-propaganda da Nintendo mantinha o pai de Donkey Kong Jr. aprisionado em uma cela apertada. Mas a carreira de bad boy do encanador durou pouco: ele logo começou a faturar milhões de dólares por ano e foi dissociado da carga negativa de seu vilão express. Que coisa, não?

Sub Zero

Um dos personagens mais famosos de Mortal Kombat é também um casca-grossa, que fez pactos com forças do submundo para ganhar poder. O curioso é que, depois de uma batalha, o Sub Zero original foi substituído por seu irmão caçula, mais “boa praça” do que ele.  Ambos possuem o poder de criar gelo – a criomancia -, herdado de seu pai.

Tom Nook

Jamais subestime esse ursinho de olhos pidões e jeito simpático – este é, provavelmente, o pior cobrador que você vai conhecer na vida. Tom Nook toca o terror no game Animal Crossing, e está disposto a limpar sua carteira e casa caso você não pague as dívidas. “Bom, então basta pagar minhas dívidas”, você pensa. Que nada. Esse ardiloso mamífero faz você se afundar em mais e mais contas e rouba sua mobília quando você não está olhando. Ardiloso.

Carmen Sandiego

Tá, tá, confesso que eu sou fã da Carmen Sandiego e é esse um dos motivos que a colocou nessa lista. Mas as outras razões são bem fortes: a) ela é uma das mais antigas vilãs do videogame; b) graças a ela, provavelmente você aprendeu a reconhecer muitos países no mapa-múndi; c) Carmen já foi detetive da própria empresa que caça por ela, a ACME, mas achava o trabalho fácil demais e resolveu dificultar as coisas; d) ela tinha seu próprio desenho animado e, finalmente, e) ela tem muito, muito estilo.

Predador

O Predador é, a princípio, o vilão perfeito: horrível, mau e sedento por sangue. A criatura encontrada nas florestas da Guatemala é uma verdadeira máquina de matar. Apesar de tudo, quando ganhou a telona em 1989, o Predador poupou a vida de seu caçador, interpretado por Arnold Schwarzenegger. Será que por baixo dessa carcaça alien e enlameada existe um coração esperando por amor?

Nemesis

Não basta ser vilão, tem que participar. Nemesis não é apenas um dos vilões mais marcantes da série Resident Evil, como também superou qualquer expectativa dos jogadores. Além do visual de motoqueiro mau, o monstro possui tentáculos, o poder de controlar cérebros e um sutil lança-míssil acoplado em seu braço esquerdo. Isso sem falar na persistência e originalidade na hora de matar: de ácido fervente a tiros à queima-roupa, o vilão é um perito em perturbar heróis.

Origami Killer

A marca deste vilão é uma dobradura sanguinária, que aparece no jogo Heavy Rain, exclusivo para Playstation. E acredite: você não gostaria de topar com um desses em uma feirinha de artesanato oriental. O vilão mata crianças e as afoga logo depois, tudo por conta de um remorso que tem com seu irmão. Isso sem falar no requinte de crueldade: depois de dar um sumiço nas crianças, o Origami Killer vai atrás dos pais delas e as submete a torturas horríveis – e acerta um belo tiro nas costas de quem ousar sobreviver ao terror. Mas que beleza. (Obrigada pelo aviso, Rafael! 😉 )

Bob

Responda rápido: quem é o Bob, o temível vilão de Earthworm Jim? Se você respondeu “o peixe dourado”, parabéns! Você está pegando o jeito da coisa. O grandalhão Number Four é apenas um capacho que carrega seu mestre por todo lado. Mas não subestime o peixe-dourado: sua capacidade de dar ordens aos felinos gigantes que compõe seu exército é inabalável. Pena que seu destino é trágico: Jim, o herói, o engole numa engolida. Ah, as idas e vindas dos impérios…

Darth Vader

Olha, a gente realmente poderia dizer que listas como essa só existem por causa desse cara e pronto, mas aí seria fácil demais. Darth Vader não é apenas um dos maiores vilões da história do cinema, como é também uma aparição emocionante em qualquer um dos games da franquia Star Wars. Em The Force Unleashed, por exemplo, há quase um esbanjamento de Vader. O cara pode destruir seu planeta em segundos ou apenas atirar um escorpião em você (?), não importa: vilão supremo é vilão supremo. Ponto final. Próximo!

Mecha Hitler

O reinado desse ciborgue do mal foi curto – durou tempo suficiente para que a censura retirasse o game Wolfenstein 3D de circulação, por conta de cenas ofensivas. Bom, dá pra calcular: um game que mostra Hitler como chefão de um mundo dominado por nazistas e cuja morte é de moer os miolos… não tinha muito futuro, mesmo. Ainda assim, foi um vilão marcante – e extremamente bem equipado.

Coringa

Não basta ser vilão: tem que ser genial. Uma das maiores qualidades do Coringa – além do talento ousado para o humor e seus truques e  ”planos” ardilosos – é a capacidade de testar os limites de seu inimigo além do inimaginável, talento que aparece – pelo menos em nível tão alto – em poucos vilões. Grandes jogos do Batman apareceram por causa desse grande vilão.

Mike Tyson

Pobre Mike Tyson. Marcado como chefão imbatível em Mike Tyson’s Punch-Out!!, o lutador ganhou status de bad boy para sempre nos videogames da Nintendo. As coisas complicaram tanto que o nome do esportista foi substituído por “Mr. Dream”, apesar do rosto de Mike ter se mantido intacto no desenho. Mas uma coisa é certa: pra ganhar dele, tinha que sofrer muito nos controles do NES.

Os Fantasmas do Pac-Man

No meio de tantos monstros gigantes, dobraduras sanguinárias e aliens vingativos, fica a pergunta: por que os fantasmas do Pac-Man estão no topo dessa lista? São simples! São comuns! São… invencíveis e incansáveis. Pensa só: não há ponto fraco que realmente os destrua, todos eles são mais poderosos do que você e, quando você topa com um deles, é o fim. Mesmo. Não tem jeito. Não adianta se sentir cativado pelos nomes fofos de Pinky, Blinky e companhia: esses caras tem uma missão, que é destruir você. Pois é.

Bowser

Ele é cruel, tirano e tudo mais, mas é impossível não gostar do vilão mais célebre da Nintendo. O mais legal no rei Koopa é que ele não vê problema em se bandear para o outro lado da força quando o clima aperta, como em Super Mario Paper ou Super Mario Bros. 2, mas no resto do tempo, os sequestros da Princesa Peach são sempre memoráveis e seus servos, os Koopa Troopa, sempre estão lá por ele. Vai dizer: pra uma tartaruga mutante, isso tudo é uma bela conquista, não?

GlaDOS

Para muitos, o primeiro lugar no ranking do IGN pode ser uma decepção ou um completo estranho, então a gente apresenta. O game Portal não passa de uma série de desafios que devem ser ultrapassados, mas eis que aparece a máquina GlaDOS, uma inteligência artificial irônica e sagaz, que humilha, distrai e desafia o jogador durante a bateria de testes. Por seu jeito engraçado e maldoso, a máquina de teste ganhou seu lugar ao sol.

E aí, gostaram? Quem faltou na lista? Quais vilões vocês mais curtem no mundo dos videogames?

About

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *