Os 10 Maiores Clássicos do Futebol Brasileiro

classicos

Nesse final de semana, a 19° rodada do brasileirão reservará grandes clássicos para o torcedor apaixonado pelo futebol brazuca. Confira aí abaixo a relação:

Fluminense x Botafogo
Coritiba x Atlético-PR
América-MG x Atlético-GO
Santos x São Paulo
Palmeiras x Corinthians
Flamengo x Vasco
Ceará x Bahia
Atlético-MG x Cruzeiro
Grêmio x Internacional
Figueirense x Avaí

Tá certo que nesse ano de 2011 o Brasileirão Série A conseguiu juntar muitos grandes clubes do cenário nacional e por isso é fácil montar esses grandes clássicos, mas se observares acima perceberás que temos 8 grandes clássicos estaduais, 1 clássico regional e 1 jogo comum, que não dá pra chamar de clássico não, mas precisava fechar a tabela né?

Mas pensando nisso acima e em alguns times que não estão na Série A, e por isso, infelizmente não jogarão esses clássicos no próximo domingo, citarei, em ordem de importância, na minha humilde opinião mas colocarei os argumentos, os 10 grandes clássicos do futebol brasileiro.

Grêmio x Inter (Gre-nal)

Em outubro de 2008, jornalistas nacionais e internacionais foram consultados pela revista Trivela e elegeram o Grenal como o “maior clássico do Brasil”. Algo que todo Gaúcho já tá cansado de saber. Isto porque o Grenal praticamente divide ao meio todo o Estado do Rio Grande do Sul. Em outros estados, o número de grandes clubes chega, às vezes, até a quatro. Sem contar os grandes títulos pelos dois clubes que somados os principais chegam a 2 mundiais, 4 Libertadores, 5 Brasileirões, 5 Copas do Brasil, entre outros títulos, o que em qualquer outro clássico brasileiro será difícil chegar perto desses números, sem contar a grande rivalidade.

Corinthians x Palmeiras (Derby Paulista)

Derby Paulista ou O Derby é o nome pelo qual é conhecido o duelo paulista entre os clubes Corinthians e Palmeiras. É o clássico mais tradicional e de maior rivalidade entre dois clubes de futebol na cidade de São Paulo, já que reúne as agremiações ainda na ativa mais antigas paulistanas. Foi o jornalista Thomaz Mazzoni quem batizou a rivalidade como O Derby, em referência à mais importante corrida de cavalo do mundo, o Derby de Epsom. O Clássico é de tanta rivalidade que já foi feito até um filme em sua homenagem, com o título “O Casamento de Romeu e Julieta”.

Flamengo x Fluminense (Fla-Flu)

Também batizado pelo jornalista Mário Rodrigues Filho, de “O Clássico das Multidões”. O clássico bateu o recorde mundial de público de partidas entre clubes: 194.603 espectadores, na final do Campeonato Carioca de 1963, vencida pelo Flamengo com um empate sem gols. É considerado por especialistas em futebol e por grande parte da mídia esportiva como um dos clássicos mais charmosos do mundo.

Santos x São Paulo (San-São)

San-São é, no futebol paulista, o confronto entre Santos e São Paulo. Este apelido foi dado pelo jornalista Thomaz Mazzoni, do jornal A Gazeta Esportiva, em 1956.
O clássico sempre teve fama de costumeiramente ter como vencedor o time que vive pior momento, embora quando se enfrentaram na disputa de títulos o time com as melhores condições sempre tenha vencido

Atlético-MG x Cruzeiro (Galo x Raposa)

Os grandes clubes mineiros são muito identificados com seus mascotes e o clássico Atlético contra Cruzeiro também é conhecido como Galo contra Raposa. Este clássico tornou-se o maior clássico mineiro a partir da construção do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão. Hoje recebe da imprensa mineira o título de Super-Clássico por ser disputado entre as duas maiores forças do Estado.

Botafogo x Vasco (Clássico da Amizade)

Botafogo e Vasco, também chamado de “Clássico da Amizade”, visto que as torcidas das duas equipes não costumam provocar incidentes em classicos, é um clássico de futebol da cidade do Rio de Janeiro, que envolve o time do Botafogo contra o time do Vasco da Gama.

Atlético-PR x Coritiba (Atle-Tiba)

Atle-Tiba é o confronto entre o Clube Atlético Paranaense, Campeão Brasileiro de 2001 e o Coritiba Football Club, Campeão Brasileiro de 1985, clubes da cidade de Curitiba, PR.

Náutico x Sport (Clássico dos Clássicos)

Clássico dos Clássicos é o nome pelo qual é conhecido o jogo entre o Clube Náutico Capibaribe e o Sport Club do Recife. Terceiro clássico mais antigo do Brasil, atrás somente do Clássico Vovô, do Rio de Janeiro entre Botafogo x Fluminense, e do Grenal, de Porto Alegre, é um dos quatro grandes clássicos do futebol pernambucano, ao lado do Clássico das Multidões, do Clássico das Emoções e do Clássico Matuto.

Ceará x Fortaleza (Clássico-Rei)

Ceará vs. Fortaleza, é o maior clássico de futebol da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, localizada na Região Nordeste do Brasil.
O Clássico-Rei, como é chamado, opõe o alvinegro Ceará, conhecido como Vovô, fundado em 2 de junho de 1914, ao tricolor Fortaleza, conhecido como Leão, fundado em 18 de outubro de 1918.

Bahia x Vitória (Ba-Vi)

Ba-Vi é o nome que se dá ao clássico do futebol em que se enfrentam os dois principais clubes da cidade de Salvador, o Bahia e o Vitória.
É provavelmente o maior clássico da Região Nordeste do Brasil e um dos maiores do Brasil, envolvendo o Tricolor de Aço e o Leão Rubro-Negro, em confrontos desde 18 de setembro de 1932 com a maior parte deles sendo disputados no Estádio da Fonte Nova.

classicos1

Claro que espalhado por todo país temos ainda alguns grandes clássicos regionais, como por exemplo Guarani X Ponte Preta, Paysandu x Remo, Caxias x Juventude, Goiás x Atlético-GO, Criciúma x Avaí.

Coloquem em seus comentários o que achou a respeito e se puder cite mais clássicos Brasileiros.

About

One thought on “Os 10 Maiores Clássicos do Futebol Brasileiro

  1. Pela minha opinião o clássico dos clássico não é maior do que o clássico das multidões santa cruz x sport, ás 2 maiores torcidas de PE e os 2 que tem mais títulos e colocar 60 mil no arruda e 40 mil na ilha no nordeste tenho certeza que o maior clássico e das multidões a cobra x leão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *