Enxaqueca? Saiba Como Acabar Com Esse Problema

A cabeça dói, a claridade é sua pior inimiga e a vontade é de se isolar completamente do mundo. Estes são alguns dos sintomas deste mal que aflige muita gente: a enxaqueca. O hagah conversou com o neurologista Sérgio Spritzer do Instituto Neurocom para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre este problema.

Enxaqueca

A exaqueca é causada por uma contração exagerada da parede de pequenas artérias do cérebro, ocasionando a falta transitória de oxigênio e nutrientes. Segundo o neurologista, “com isso aparecem dores e manifestações de deficiências neurológicas focais, como manchas claras ou escuras na visão, dormência em áreas restritas da face ou corpo, tonturas ou alterações de consciência, do equilíbrio. Embora comum, não precisa haver dor de cabeça pra essas outras deficiências aparecerem”, explica. Ele ainda ressalta que as pessoas que vivem sob forte estresse, podem sofrer muito com a enxaqueca, mas que isto não é a causa principal. “O motivo dessa contração excessiva das paredes das pequenas artérias do cérebro tem componentes genéticos e alérgicos, bem como emocionais. Ou seja, o stress pode não ser a causa primária”, diz.

Praticar atividade física e metal, além de ter uma boa alimentação pode ajudar a prevenir o aparecimento da enxaqueca. O especialista afirma que fazer alguma atividade que relaxe, como ioga, pilates ou hipnose pode colaborar para que a doença não retorne tantas vezes. “Alguns fitoterápicos como o Ginko Biloba têm sido receitados como facilitadores da circulação cerebral, prevenindo o aparecimento dos sintomas”, explica. É bom lembrar que ainda não se tem uma concordância entre todos clínicos e pesquisadores sobre esse efeito e é sempre necessário consultar um médico especialista antes de ingerir qualquer medicação, mesmo que ela seja natural.

A enxaqueca, quando associada à hipertensão e ao sedentarismo, pode aumentar o risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC), por isso o médico alerta que se a dor de cabeça for crônica ou forte demais, é bom procurar um especialista para realizar exames clínicos via observação e experimentação e também com auxílio de ressonância magnética funcional com contraste. Veja, abaixo, alimentos que ajudam e que pioram a enxaqueca.

Pode comer:
· Abóbora
· Arroz integral
· Carne de aves
· Cogumelos
· Gengibre
· Frutos do mar
· Feijão e outros grãos

É bom evitar:
· Chocolates e nozes
· Frutas como banana, abacate e as cítricas
· Vinho tinto
· Salames, carnes processadas e toucinho
· Cebola
· Cafeína
· Aspartame
· Frituras

Fonte: Hagah Saúde

About

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *