Curiosidades Sobre o Corpo Humano

Sim, são curiosidades, mas você certamente sobreviveria sem saber delas. A menos, que tenha alguma necessidade especial e precise de ajuda profissional.

Ao serem picadas por um pernilongo, por que algumas pessoas se coçam mais do que outras?
Quando um mosquito nos pica, ele injeta na nossa pele, através da sua saliva, uma combinação de anestésicos, anticoagulantes e mais algumas substâncias. A coceira nada mais é do que uma reação alérgica e defensiva do nosso organismo. A histamina, responsável por combater a invasão entra em ação elevando a circulação de sangue no local, ocasionando a vermelhidão e inchaço do local. O efeito da histamina é sentido pela irritação da pele. O grau de coceira depende do sistema imunológico de cada pessoa, por isso, algumas pessoas sentem mais as picadas do que outras.

É possível viver sem estômago?
Acredite, algumas pessoas conseguem viver sem o estômago. Inclusive, este foi o caso de Ravindra e Meeta Singh. Por adquirem um câncer de estômago, elas foram submetidas a uma gastrectomia (retirada total do estômago). Com isso, o esôfago foi ligado diretamente ao intestino. Neste caso, o alimento que é consumido segue direto. Como não há suco gástrico para fazer a digestão, a função fica a cargo da bile e do suco pancreático. Além disso, a pessoa tem que comer apenas poucas porções e tomar vitamina B12 para o resto da vida.

Por que as secreções do corpo têm gostos diferentes?
Cada secreção é composta por materiais diferentes. O suor possui gosto salgado, porque é composto por sódio e potássio; a cera de ouvido possui gosto amargo, porque contém peptídeos, ácidos graxos e colesterol; a urina também tem gosto salgado, por conter ureia, ácido úrico e sais minerais; o leite é levemente adocicado por causa do açúcar da lactose e possui poliaminas, gordura e imunoglobulinas; a lágrima é salgada por conta das proteínas; o sêmen é levemente salgado por possuir glicose e lactose e a secreção vaginal varia de acordo com o descamamento, cálculos e flora bacteriana, mas normalmente tende a ser salgado.

Por que quando rimos demais começamos a chorar?
Algumas pessoas possuem terminações nervosas diferentes no rosto. Com isso, quando riem um conjunto de nervos acaba estimulando a glândula lacrimal. Tanto os nervos quanto as glândulas lacrimais estão posicionados no sistema nervoso parassimpático, responsável por estimular atividades relaxantes em glândulas e músculos.

fonte: Revista Super Interessante

About

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *