Como se Determina a Censura de um Filme?

Na verdade, a censura acabou no Brasil em 1988. O que existe atualmente é o que o governo chama de classificação de filmes por faixas etárias. Parece apenas uma questão de semântica, mas não é. Hoje em dia, crianças e adolescentes fora da faixa de classificação de um filme até podem assisti-lo, desde que estejam acompanhados dos seus pais ou responsáveis legais. Mas o que é levado em conta na hora de classificar os filmes? Principalmente as pitadas de sexo, drogas e violência que foram colocadas na produção. Por exemplo: um filme que tenha cenas de sexo explícito ou consumo excessivo de drogas ilícitas será, invariavelmente, considerado inadequado para menores de 18 anos.

Como se Determina a Censura de um Filme?

Quem cuida dessa classificação, tanto para filmes como para peças de teatro, é o Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação, um órgão da Secretaria Nacional de Justiça, que por sua vez faz parte do Ministério da Justiça. “A classificação existe para proteger a criança e o adolescente de um conteúdo inadequado, tanto que o parâmetro para a avaliação é o Estatuto da Criança e do Adolescente”, diz a jornalista Marina Oliveira, gerente de projetos da Secretaria Nacional de Justiça.

Como se Determina a Censura de um Filme?

Determinada a classificação, ela deve ser divulgada com destaque. Um longa inadequado para menores de 16 anos tem que apresentar essa recomendação no trailer de cinema, nos cartazes e em outros anúncios publicitários. Filmes e peças de teatro podem receber as seguintes classificações: Livre, Inadequado para menores de 10, 12, 14, 16 e 18 anos.

Fonte: Mundo Estranho

About

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *