A Casa Branca Sempre Foi Branca?

Não, a residência oficial dos presidentes dos Estados Unidos já foi marrom, no século 19. A construção do prédio começou em 1792 e o projeto original era feito de pedras e tijolos marrons. Na época, ele era chamado de Palácio Presidencial. A cor branca só veio em 1814, quando os ingleses tomaram a cidade de Washington e incendiaram muitos prédios oficiais, incluindo o palácio.

Após o incêndio, foi feita uma reforma no local e a pintura branca serviu para ajudar a esconder as marcas da destruição. Com o novo visual, o povão passou a chamar o lugar – que não tinha cara de palácio mesmo – de Casa Branca. O apelido pegou e foi oficializado em 1902 pelo presidente Theodore Roosevelt.

O projeto original foi se ampliando à medida que os moradores de lá acharam o espaço meio apertado. De fato, a Casa Branca não é tão grande assim. Ela tem 51,2 metros de comprimento por 26,1 metros de largura. O terreno, sim, é enorme: são 7,2 hectares, o equivalente a sete estádios do Maracanã! A falta de espaço deu origem à Ala Oeste (West Wing), em 1902, e à Ala Leste (East Wing), em 1942. É na Ala Oeste que trabalha o presidente americano. Hoje, a Casa Branca tem 132 cômodos.

Via Mundo Estranho

About

One thought on “A Casa Branca Sempre Foi Branca?

  1. Você esta louco dizer que esse lugar não tem cara de palácio.
    Você não deve ter visto a parte de dentro desse lugar.
    por fora até que é bem singelo.
    mas por dentro, lembra mais um castelo ou um palácio da idade media.
    veja em http://www.whitehousemuseum.org/
    olhe por dentro de todos os comodos e vera que eu não estou mentindo.
    cada comodo de ter pelo menos uns 6 ou 7 metros de altura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *