5 dicas para manter a saúde dos olhos

Apostar em óculos de qualidade é fundamental para enxergar bem, mas também é muito importante cuidar da saúde dos olhos. Afinal, eles são partes bastante sensíveis e que podem ser irritadas e machucadas com facilidade. Quem já teve problemas oculares sabe bem como é incômodo e o quanto pode demorar para curar completamente. Por isso, a Ótica Vix, de Osasco, traz dicas valiosas sobre como manter a saúde dos olhos.

Não dormir com maquiagem

Muita gente sabe que dormir com maquiagem é prejudicial para a pele, mas esse hábito também faz muito mal para os olhos. Isso porque, durante a noite, é comum que os cosméticos acabem sendo absorvidos pelos olhos, principalmente se a pessoa os coçar.

Tomar cuidado com a ingestão de açúcar

Um dos piores inimigos da visão saudável é a diabetes, doença caracterizada pelas altas quantidades de açúcar na corrente sanguínea. Uma das complicações mais comuns desse quadro é a cegueira, temporária ou definitiva; por isso, quem deseja manter os seus olhos saudáveis deve ficar bastante atento à ingestão exagerada de açúcar.

Uma dica fundamental é substituir o máximo possível os doces pelas frutas: elas também têm sabor adocicado, mas a frutose é muito mais benéfica para o organismo. Além disso, é claro que é muito importante fazer exames de rotina para acompanhar os níveis de açúcar.

Não esfregar os olhos

Muita gente tem o hábito de esfregar os olhos quando está com sono ou de coçá-los de forma mais vigorosa. No entanto, o atrito pode ocasionar lesões no globo ocular e até o descolamento da retina, o que resulta em cegueira que pode ser permanente.

Uma consequência menos grave é estourar alguns vasos que o globo ocular naturalmente tem e é por isso que, algumas vezes, ele se torna mais vermelho em alguma área. Quando houver uma coceira muito intensa nos olhos, em vez de cocá-los com vigor é melhor umedecer um algodão com soro fisiológico e fazer uma compressa. Recomenda-se o algodão no formato de quadrado ou de disco, pois ele solta menos fiapo, que pode irritar ainda mais os olhos.

Não usar brilho de tela muito intenso

O uso dos eletrônicos é inevitável nos dias de hoje, ao mesmo tempo em que se sabe que essas telas fazem bastante mal aos olhos. Para reduzir os danos, é indicado reduzir um pouco o brilho, especialmente de tablets e de smartphones, que tendem a ficar mais perto do rosto. Com relação à TV e ao computador, a recomendação é não ficar com o rosto muito perto de nenhuma dessas telas, além de dar pausas periódicas para que os olhos possam descansar da luminosidade artificial que elas emanam.

Usar apenas óculos com receita do oftalmologista

Quem leva sua receita à Ótica Vix, em Osasco, recebe óculos exatamente de acordo com a prescrição do oftalmologista e isso é fundamental. Não se deve nunca usar óculos prescritos para outras pessoas e nem aqueles prontos, que são vendidos em farmácias para facilitar a leitura.

About

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *