10 Filmes Que Foram Melhores do Que os Livros

Na edição do Oscar de 2010, alguns filmes indicados eram adaptações de livros, como “Preciosa” e “Amor sem Escalas”. Em Hollywood, transformar best-sellers em campeões das bilheterias das salas de cinema é considerado um caminho seguro para o sucesso. Mas os críticos raramente acham que um filme é melhor do que o livro usado para a adaptação cinematográfica.

O site da revista especializada “Premiere” fez uma lista de dez títulos que conseguiram essa façanha. São filmes que conseguiram melhorar seu material de origem graças à combinação do talento, inspiração e esforços de roteiristas, diretores e elenco.

São Eles:

1. Blade Runner, O Caçador de Andróides.

2. O Senhor dos Anéis.

o senhor dos anéis

3. O Iluminado.

4. O Falcão Maltês.

5. O Último dos Moicanos.

O Último dos Moicanos

6. As Pontes de Madison.

7. Medo e Delírio em Las Vegas.

8. O Clube da Luta.

clube-da-luta

9. O Poderoso Chefão.

10. O Psicopata Americano.

Fonte: Folha On Line

About

43 thoughts on “10 Filmes Que Foram Melhores do Que os Livros

  1. Não li a maioria dos livros, mas nem a pau que o filme do Senhor dos Anéis foi melhor que o livro!! Cortaram n coisas importantes!! Isso sem mencionar a batalha q eles cortam!

  2. Realmente, nunca o filme do Senhor dos Anéis será melhor que filme. Sim, é uma ótima adaptação, mas o conteúdo do livro é tão rico e extenso que seria impossível reproduzir em película, logo muitas partes foram cortadas, como a retomada do condado pelos hobbits, no fim do livro.

  3. Cara o Auto da Compadecida era pra ta nessa lista…mas me parece que vc nao gosta de ler ai vem me dizer que O Senhor dos Anéis(filme) eh melhor que o livro….

  4. Nossa, estou chocado com a ignorância do autor ao dizer que o filme do Senhor dos Anéis foi superior ao livro.

    J.R.R Tolkien deve estar se revirando no túmulo.

  5. Desculpa mas colocar “O Iluminado” nessa lista é um absurdo, o livro é MIL VEZES melhor que o filme…alias, depois de ler o livro eu peguei ódio mortal do filme.
    E eu reforço oq o Pedro disse, dificilmente um filme vai ser melhor que o livro.

  6. Falar que o filme O Senhor dos Anéis superou o livro é assumir que realmente não entende nada de Literatura. Nem de longe o filme retrata o que o livro passa!!!

  7. na moral irmão… Viajou grandão… The GodFather pode até ter sido melhor, mas “O Clube da Luta” meurmão… Viajou! que Chuck Palahniuck é foda

  8. ixi amigo relamente vc não gosta de ler…. raramente um filme é melhor que o livro (por raramente quis dizer nunca) apaga esse post plz… colocar clube da luta ai é uma ofensa gigante

  9. Já li diversos livros, mas nunca vi um filme melhor do que o livro. Há sim excelentes adaptações. Mas se comparado com o livro o filme tem uma grande perda de informações.
    Recentemente li e assisti Guerra dos Tronos, fiquei impressionado pela qualidade da serie e porque a história foi seguida fielmente, porém houve uma pequena perda de informação (que não comprometeu). Muitas falas foram idênticos aos diálogos do livro, mas fica difícil para os atores interpretam os pensamentos dos personagens. Em todas os diálogos do livro os personagens pensavam em alguma coisa, o pensamento era explicito para o leitor, e falavam outra coisa, o que é impossível para o ator interpretar.

  10. la li o clube da luta e poderoso chefao….. os livros sao melhores que os filmes. embora, o poderoso chefao seja considerado o uni filme que é melhor q o livro

  11. O filme O Senhor dos aneis, é um dos melhores filmes que ja vi…..
    Ate ai tudo bem… Mais falar que o filme é melhor que o livro, isto deve ser uma afirmação de quem NUNCA LEU O LIVRO..

  12. Não li a maioria, mas, convenhamos, O Iluminado realmente foi MUITO superior ao livro. E o mesmo acontece com Blade Runner. Às vezes, Pedro, o filme consegue SIM ser melhor que o livro, mesmo pra quem gosta de ler.

  13. Esse Pedro falou uma merda sem tamanho… Pqp.

    Vai ler os livros do Isaac Asimov como, “Eu Robô” e assiste aos filmes que vieram dos contos.
    O livro é legal, são contos interessantes, mas os filmes são bem melhores. Não lembro bem quais são, mas se não me engano são “Eu Robô”, “Screamers”, “Vingador do Futuro”, etc.

    99% das vezes, o livro é melhor, mas não tem essa de “SEMPRE” serem melhores.

  14. Tú é doido, é?
    Sai da frente da televisão e vai ler um livro. Até hoje eu nunca vi uma adaptação ser melhor que o livro; os roteiristas fazem várias modificações na trama pra poder agradar a massa o resultado fica mt aquém do livro. O Senhor dos Anéis (filme) foi uma boa adaptação, mas de 0 a 10 em relação ao livro nem chega a 6.

  15. Cara, li e vi
    O Senhor dos Anéis, o Falcão Maltês e o Clube da Luta.

    Só não concordo que o filme do Senhor dos Anéis foi
    melhor que o livro, agora com certeza, o filme do Falcâo
    Maltês e o Clube da luta foram melhores que o livro.

    Outro filme que foi melhor que o livro na minha opinião
    foi o Advogado do Diabo…

  16. Esse papo de livro melhor que filme, filme melhor que livro pra mim é pura balela.
    São meios artísticos diferentes, carregam significados em signos diferentes… Qual é o critério desses críticos literários?
    Não dá pra comparar duas “mídias” de forma generalizada e querer ser coerente, camparam-se aspectos! E qual é o aspecto levado em conta? rentabilidade financeira? Status comercial e desempenho na Indústria Cultural? Faça-me o favor!

  17. Olha, eu só li os livros dos três primeiros, além do Poderoso Chefão, e sou obrigado a discordar dessa lista toda.

    Philip K. Dick alterou os rumos da ficção científica, juntamente com Isaac Asimov. Creio que quem não saiba quem são esses escritores nem merece falar “o filme é melhor do que o livro”, e esse parece ser o caso da revista Premiere.

    Tolkien é reconhecido pela complexidade, e alguém que fale que o filme é melhor no mínimo nunca leu nada dele. Os filmes são bons filmes hollywoodianos, mas nem beiram a criatividade e genialidade que Tolkien chegou, muito menos respeitam a obra original.

    O Iluminado, novamente, é um bom filme, mas o Stanley Kubrick na minha opinião não soube respeitar a obra de Stephen King. Mudou muitas coisas, e mudou o vilão principal (no filme é Jack, e no livro é o Hotel). Tudo bem que é uma adaptação e tudo mais, mas acho complicado esse negócio de alterar logo o antagonista da história.

    O Poderoso Chefão é um filme no mesmo nível do livro, e isso graças à direção competente de Coppola e todo o time que ele tinha pra contar a história que Puzzo escreveu. Ele sim soube respeitar a obra original, e por isso que é reconhecidamente um filme histórico, com um padrão de qualidade quase inatingível.

    É complicado essa tal revista Premier botar gente que só leu Crepúsculo fazer uma lista dessa. Provaram que não entendem nada de cinema e muito menos de literatura.

  18. o Senhor dos aneis “filme” foi muito bem produzido,e muito bonito, mas nem de longe é melhor que o livro, nem precisa dizer os motivos..

  19. O filme “O Iluminado” ,DEFINITIVAMENTE,não é melhor que o livro. O livro é maravilhoso o Stephan King faz você entrar na história e o final original é perfeito e não sem graça camo no filme!

  20. Tenho costume de não ler os livros antes de assistir,pois sei que vai ser decepção total ou assisto só pra ver o estrago.Nos filmes muitas coisas são deixadas de lado.Não tem como comparar.

  21. O livro Medo e Delírio em Las Vegas pode ser o melhor livro do mundo, nunca li, mas o filme puta que pariu, é indicado só pra aqueles pseudo-cults mesmo. uma chatice!

  22. De todos eu só lí “O Senhor dos Anéis”… que na minha opinião o livro é superior ao filme, sem dúvidas… Essa revista aí tá locona…

  23. Falarei por mim : Li toda a obra do Tolkien, e apesar de gostar muito da adaptação do Peter Jackson, os filmes não são melhores que os livros.
    E como leitor de carteirimha do Stephen King, também asseguro que o filme “O iluminado” de Kubrick não chega nem aos pés do livro.
    Quanto aos outros, não emito opinião …

  24. Na maioria das vezes o livro é milhares de vezes melhor que o filme por ter detalhes importantes que são cortados nas adaptações.
    Um caso que realmente muitas pessoas dizem que o filme é melhor que o livro é com o O diabo veste prada.

  25. Dois livros que li e poderiam estar aí: “Mar Adentro” – baseado no livro “Cartas do Inferno” e “O Escafandro e a Borboleta” do livro homônimo.

    Mas dificilmente é melhor do que o filme. Mas esses são.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *